Início > Artigos > Melek Taus

Melek Taus

melek_taus

Melek Taus ( árabe : ملك طاووس ), ou o anjo pavão , é o nome para a figura central da fé Yazidi. Na religião Yazidi , Deus criou o mundo, e o mundo está agora sob os cuidados de um Heptal (7 seres santos), muitas vezes conhecidos como Anjos ou sirr heft (os Sete Mistérios). Proeminente entre estes é “Tawûsê Melek” (frequentemente conhecido como “Melek Taus” em publicações em inglês), o Anjo Pavão.

melek-taus

A razão para a reputação Yazidis de serem adoradores do diabo está ligado ao nome de Melek Taus, chamado também de Shaytan (Satanás) , o mesmo nome que o Corão tem para Satanás e identificado na Bíblia como o mesmo. Mas há pouco o que evidencia que os Yazidis adoram Malak Ta’us como se ele fosse igual ao diabo do Corão ou a Bíblia.

 

Teologia

0

A história Yazidi sobre a ascensão de Tawûsê Melek ao favor de Deus é quase idêntica à história do Shaytan(satãn) no Islam , exceto que Yazidis reverenciam Tawûsê Melek por se recusar a se submeter a Deus curvando-se para Adão , enquanto os muçulmanos acreditam que a recusa de Satanás de submeter fez ele cair fora da Graça de Deus, e mais tarde se tornaria o corruptor final da humanidade.

A reverência e adoração a Melek Taus dos Yazidi (chamado também Shaitan ) os obriga a viver separado de cristãos e muçulmanos especialmente porque a oração islâmica mais comum é pedir a proteção de Deus do diabo Shaitan ,  shaitan é explicitamente mencionado. “أعوذ بالله من الشيطان الرجيم”: “Eu busco refúgio em Allah contra Shaitan., o maldito ”  A versão 1917 do livro negro da Yazidis  , um livro de autenticidade não-confirmada  . Ele descreve como um   dever para matar qualquer um que diz que esta oração islâmica ou que amaldiçoa ou insulta a Melek Taus / Shaitan . Yazidi Black Book  : “De acordo com nossa religião, é algo intolerável quando os muçulmanos da manhã começa a dizer em oração , Deus me livre “Eu busco refúgio em Deus, ….” Se qualquer um de nós ouvi-lo, ele tem que matar a pessoa que diz isso e se matar!;. caso contrário, ele torna-se um infiel ” (livro possivelmente hoax)

peacock_mandala___melek_taus_by_cyrenization-d6v1pnf

Os Yezidi não aceitam que eles são adoradores do diabo, e negam ser adoradores do diabo. Não há como negar que as perspectivas e objetivos Yezidis e estudiosos forasteiros são muito diferentes, e  há tensão em ambos os lados.

Cristãos , muçulmanos e outros identificam Melek Tawûsê como Lúcifer ou Satanás . De acordo com o Black Book Yazidi , os Yazidis estão proibidos de dizer o nome de ”Shaitan“ou” Satanás “.  Yazidis, no entanto, acreditam Tawûsê Melek não é uma fonte de mal ou maldade. Eles consideram que ele é o líder dos arcanjos , e não um anjo caído ou desgraçado, e uma emanação do próprio Deus. Eles estão proibidos de falar o nome de Shaitan, para não levantar suspeita de qualquer pessoa de fora da conexão diabo. Eles também sustentam que a origem do mal está no coração e no espírito do próprio homem, não em Tawûsê Melek. “Também não é permitida a nos pronunciar o nome de Shaitan, porque é o nome do nosso Deus, nem qualquer nome que se assemelha isso, como Kitan, Sharr, Shatt, nem qualquer vocábulo que se assemelha mal’un, [amaldiçoou um], na ‘l, ou semelhantes.

8578603093_fa3af7cff6_z

O Yazidi considerar Tawûsê Melek uma emanação de Deus e um benevolente anjo que redimiu-se de sua queda e se tornou um demiurgo que criou o cosmos a partir do ovo cósmico . Depois ele se arrependeu, ele chorou por 7.000 anos, as lágrimas enchendo sete frascos, que depois apagaram o fogo do inferno .

 

 

n6znp

Tawûsê Melek é por vezes transliterado Malak Ta’us , Malak Tawus , Malak Tawwus ouMalik Taws . Melek foi emprestado do árabe termo “rei” ou “anjo”. Tawus é incontroversa traduzida como “pavão”; na arte e na escultura, Tawûsê Melek é retratado como pavão. No entanto, os pavões não são nativos das terras onde Tawûsê Melek é adorado. Entre os primeiros cristãos, o pavão representava a imortalidade por conta da crença popular de que a sua carne não apodrecia após sua morte, e esse simbolismo passou em crenças Yazidi. Conseqüentemente, imagens pavão adorna santuários Yazidi, pórticos, sepulturas e casas de adoração.

 

tumblr_m49m0os4fj1r1ovzto1_400O Kitêba Cilwe “Livro da Iluminação”, que afirma ser as palavras de Tawûsê Melek, afirma que ele atribui responsabilidades, bênçãos e infortúnios como lhe aprouver e que não é para a raça de Adão para interrogá-lo. Sheikh Adi ibn Musafir Acredita que o espírito de Tawûsê Melek é o mesmo que o seu, talvez como uma reencarnação. Acredita-se que ele disse:

ascen01

Eu estava presente quando Adão estava vivendo no Paraíso, e também quando Nemrud jogou Abraão no fogo. Eu estava presente quando Deus me disse: ‘Você é o rei e senhor da Terra “. Deus, o misericordioso, me deu sete terras e  o trono do céu.

 

A história Yazidi de criação difere do judaísmo , cristianismo e islamismo . Eles acreditam que Deus criou primeiro Tawûsê Melek de sua própria iluminação ( Ronahî ) e os outros seis arcanjos foram criados mais tarde. Deus ordenou Tawûsê Melek não se curvar a outros seres. Então, Deus criou os outros arcanjos e ordenou que lhe trouxessem pó ( Ax ) da Terra ( Erd ) e construir o corpo de Adão. Então Deus deu vida a Adão de sua própria respiração e instruiu todos os arcanjos se curvar a Adão. Os arcanjos obedeceu exceto para Tawûsê Melek. Em resposta a Deus, Tawûsê Melek respondeu: “Como posso curvar-me a outro ser! Sou de sua iluminação, enquanto Adão é feito de pó.”Então Deus o elogiou e fez dele o líder de todos os anjos e seu vice na Terra. (Isso provavelmente promove o que alguns vêem como uma conexão com o islâmico Satanás , como de acordo com o Alcorão , ele também se recusou a curvar-se Adam por ordem de Deus, embora, neste caso, é visto como sendo um sinal de orgulho pecaminosa de Satanás.) Por isso, o Yazidis acreditam que Tawûsê Melek é o representante de Deus na face da Terra, e desce à Terra na primeira quarta-feira de Nisan (Abril). Yazidis sustentam que Deus criou Tawûsê Melek neste dia, e celebrá-lo como o Dia do Ano Novo. Yazidis argumentam que o fim de curvar-se Adão era apenas um teste para Tawûsê Melek, pois se Deus ordena alguma coisa, então ele deve acontecer. Em outras palavras, Deus poderia tê-lo feito submeter-se a Adão, mas deu Tawûsê Melek a escolha como um teste. Eles acreditam que o seu respeito e louvor para Tawûsê Melek é uma forma de reconhecer o seu majestoso e sublime natureza. Esta idéia é chamada de “conhecimento do Sublime” (Zanista Ciwaniyê ). Sheikh Adi observou a história de Tawûsê Melek e acreditava nele.

yazidi-melek-taus-8

Yazidis acreditam que o bem e o mal ambos existem na mente e no espírito dos seres humanos. Depende dos seres humanos, eles próprios, como a que você escolher. Neste processo, a sua devoção à Tawûsê Melek é essencial, uma vez que foi ele quem recebeu a mesma escolha entre o bem e o mal por Deus, e escolheu o bem.

O Yazidi acreditam que o fundador de sua religião, Sheikh Adi Ibn Musafir , foi uma encarnação de Tawûsê Melek.

Melek Taus – Therion

Fly, Great Bird Taus – Fly to the sunriseYour feathers and the crown, the symbols of your strengthTaus (in) your follower’s dance

The offspring of Azrael – Accused as apostatesBut they’re blessed by Mele al Kawat, aks whose guest shall the Sanjak be?

Melek Taus

Sheik Adi, Yezi – Say Hol hola!The Peacock Lord is here, the Serpent King will rise

Seven angels, seven Seihs – Waiting on Mount LaleshUntil the day theay hear you pronounce: “As behre Azide Sarum!”

Hear the Peacock Lord declare: “Don’t say my secret name!I was, am now and shall have no end…you will know me as Melek Taus”

Melek Taus

Categorias:Artigos Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: