Início > Artigos, Sabbaths / Esbaths > Ostara e o Equinócio da Primavera

Ostara e o Equinócio da Primavera

Trechos retirados de sites paganistas:
Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre cerca de 21 de setembro no Hemisfério Sul e 21 de março no Hemisfério Norte. O inicio da primavera marca também a volta do sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. É o despertar a Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação no entender dos wiccanos. Ostara também lembra Easter (Páscoa, em inglês), pois a páscoa no hemisfério norte é realizada nesta época do ano. Mesmo os não wiccanos sentem-se diferentes neste período, mais dispostos, comem menos, dormem menos e acordam mais cedo. Para os wiccanos também é época de começar a plantar, época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida.
Os dias escuros se vão, e a terra está pronta para ser plantada. É quando os Deus e Deusa se apaixonam, e deixam de ser mãe e filho.

Nessa data, a semente da vida é semeada no ventre da Deusa, A Donzela revigorada e cheia de alegria. O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mundo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.

Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Os membros do Coven usam grinaldas, e o Altar deve ser enfeitados com flores da época. É um costume muito antigo colocar ovos pintados no Altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos. Nesse caso, não utilize tintas tóxicas, pois podem provocar problemas se ingeridas.

Use anilinas para bolo, ou cozinhe os ovos com cascas de cebola na água, o que dará uma bela cor dourada. Antes de comê-los, os membros do Coven devem girar de mãos dadas em volta do Altar para energizar os pedidos. Os ovos devem ser decorados com símbolos mágicos, ou de acordo com a sua criatividade.

Os pedidos devem ser voltados à “fertilidade” em todas as áreas.
Minha Opinião sobre o tema:
Vejo o Equinócio de Primavera como um retorno, uma renovação, a continuação do bailado eterno entre sol e lua, entre O Deus e A Deusa. Desde o desabrochar da primeira flor já somos abençoados pelas energias e influências da nova estação, e nada melhor do que usar destas energias para melhorar alguns aspectos em nossas vidas, fazendo com que aconteça somente coisas boas, não passando por cima dos problemas, mas enfrentando-os com força e determinação e vencendo sempre no final. O sol volta a ser forte e vigoroso nesta época do ano, e assim também devem ser seus filhos, corajosos e sem medo dos caminhos rochosos que terão que passar pra alcançar os seus objetivos.
Não divulgarei rituais para o Sabbath de Ostara já que tenho o pensamento de que uma celebração desse tipo é uma conexão pessoal entre a pessoa e os seus Deuses, por isso crie seu próprio ritual, não se prenda a paradigmas, dogmas e leis, faça o que queres sempre, pois há de ser o todo da lei, não permita que pessoas o façam mudar a beleza da simplicidade do seu ritual, tenha sempre em mente que para entrar em sintonia com qualquer divindade, seja ela qual for, não é necessário acender ao menos um incenso, é somente preciso estar de coração aberto e receptivo, e ter amor por Aqueles aos quais presta culto.
Desculpem-me pelo afastamento longo que tive do blog, acontece que muitas coisas roubam o meu tempo, porém postarei mais e sempre que possível. Desejo um ótimo Sabbath a todos e que todos consigam realizar seus desejos nessa tão florida e abençoada primavera. Abraços a todos.
Fraternamente,
Angus Cailleach )0(

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: