Início > Artigos > The Coligny Tablet (A Tabuleta Coligny)

The Coligny Tablet (A Tabuleta Coligny)

Calendário de Sobrevivência Celta (‘A Surviving Celtic Calendar’)

coligny
A Tabuleta Coligny foi descoberta na floresta perto de Bourg na região de Ain da França em 1897.

Uma série de fragmentos de liga de cobre gravado num ambiente silvestre, alguns antigos, foram descobertos em 1897, quinze milhas a nordeste de Bourg-en-Bresse, França.
Eles foram rapidamente reconhecidos como peças de uma única ‘tabela’ de bronze, grande, medindo cerca de 5 metros de largura por 3 ½ metros de altura (aproximadamente 1,5 x 1 m), quando os fragmentos foram reagrupados. A peça restaurada contém informações tabulares dispostos em dezesseis colunas verticais, com o que parecem ser suas observações sobre o clima a ser sistematicamente registradas.
O arqueólogo francês J. Monard estudou as inscrições uma série de anos, e chegou à conclusão de que a tabuleta de Coligny representa o exemplo mais conhecido de um calendário celta. Ele especulou que a informação registada no calendário foi elaborado por druidas gauleses que desejavam preservar o antigo sistema de cronometragem Celta, no momento em que o calendário juliano estava sendo rigorosamente cumpridas durante todo o império romano, por volta da virada do primeiro século AD.
Vários aspectos mais importantes do antigo calendário celta foram revelados ou confirmados na tabuleta Coligny;

  1. O mês Celta começa na lua cheia, ao invés da lua nova, provavelmente porque a lua cheia é mais fácil de observar e registar. A cada mês, alternadamente contidas 29 ou 30 dias, fazendo um ano celta 354 dias de duração.
  2. O calendário teve em conta os períodos de tempo diferentes tomadas pela lua e o sol volta à Terra (terminologia utilizada geocêntrico predominante), e reconciliar as diferenças, inserindo mais um mês em um ciclo regular. Este método de intercalação significava que a maioria de anos continha doze meses, e cerca de três em três anos continha treze meses. Este mês extra era chamado Mid Samonios, e foi intercalada entre Cutios e Giamonios no calendário.
  3. O mês foi dividido em duas partes, uma parte “meio luz” e um “meio escuro”, de cerca de duas semanas de duração, a divisão marcada pela palavra Atenoux “retornando à noite sobre os fragmentos de Coligny. Isto confirma que a lua nova também desempenhou um papel no calendário celta, muito provavelmente tinha algum significado religioso. Isso também tem-se a impressão que temos desde o tradicional Celtic folk-stories que afirmam que o período normal de cronometragem Celta foi a quinzena.
  4. Por extrapolação, o calendário também confirma que os druidas gauleses mantiveram um ciclo de trinta anos de cronometragem, composto por cinco ciclos de 62 lunações e um ciclo de 61 lunações, durante as quais, onze meses intercalares seriam acrescentadas.

Os Meses Celtas

Mês Periodo Significado
Samonios Oct / Nov Seed-fall
Dumannios Nov / Dec The Darkest Depths
Riuros Dec / Jan Cold-time
Anagantios Jan / Feb Stay-home-time
Ogronios Feb / Mar Time of Ice
Cutios Mar / Apr Time of Winds
Giamonios Apr / May Shoots-show
Simivisionios May / Jun Time of Brightness
Equos Jun / Jul Horse-time
Elembiuos Jul / Aug Claim-time
Edrinios Aug / Sep Arbitration-time
Cantios Sep / Oct Song-time

A tabela acima, particularmente a derivação dos nomes dos meses dos Celtas, é tirada do livro The Celtic Tradition

Duas das principais festas religiosas Celtas: Beltain e Lughnasadh foram indicadas no calendário de Coligny por sigilos pequenos, e a cada ano começou com o mês de Samonios, período durante o qual o festival de Samhain era comemorado. O quarto maior festival Oimelc, que ocorreu durante o meio inverno, não é indicado na tabuleta.

Apesar de não confirmado pelas inscrições Coligny, também sabemos que, de acordo com o costume celta geral, que foi aprovado se da observância do grego antigo, cada dia era contado para durar de sol a sol, não da meia-noite à meia-noite como o nosso calendário romano moderno dita .

Tradução: Allan Lima

Fonte: http://www.roman-britain.org/celtic/coligny.htm

Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: