Início > Artigos > Wicca- O porquê da procura

Wicca- O porquê da procura

Hoje ocorre com muita freqüência as perguntas: qual seria a razão da religião hoje? Qual a necessidade
do sentido religioso para a homem?

O vazio que se sente, os desejos que não brotam mais de dentro de cada um. A solidão e a falta de encontrar o outro, uma insatisfação que se origina não se sabe de onde, por que tudo isto? O que falta? Qual a causa dessa insatisfação.
Acreditamos que seja a falta do retorno às origens, o religar. Falta voltarmos os olhos para o todo em volta e vermos que não somos nada além de seres dentro de um processo global, uma dinâmica sagrada em que cada peça tem sua importância “O homem não está na natureza, ele é da natureza”. No entanto, a maioria das grandes religiões estabelecidas não prega essa união e sim uma preponderância do homem, uma superioridade do homem como responsável por esta natureza.
Esse gesto, de “patética arrogância”, certamente não vem preenchendo esse vazio existencial do homem moderno. Talvez esteja aí a explicação para essa intensa procura hoje de um entendimento das chamadas religiões da terra. Religiões que pregam a interação do homem com a natureza.
Dentre essas religiões, também chamadas de neopagãs, está a wicca, chamada a religião da Deusa por ter seu em uma Deusa, a Grande Mãe, a própria terra de onde tudo brota. A Deusa que seria a criadora de tudo e ao mesmo tempo sendo tudo. A Deusa, inclusive, que gera em seu ventre o Deus. Deus este que é gerado por ela e a ela também fecunda. Filho e consorte que faz analogia com a própria dinâmica da natureza no seu eterno ciclo de nascer, crescer, ser fecundada, dar frutos, morrer e renascer para um novo ciclo (nós não cremos na Deusa, nós vivemos a Deusa), resumimos tudo isso em uma palavra “magia “. A wicca é uma das religiões que mais cresce hoje no mundo. O porquê dessa procura tão grande? Talvez seja por que sua filosofia seja adequada às crises ecológicas, psíquicas e espirituais do homem moderno. A Bruxaria tem se popularizado nos últimos anos, e apesar de muitas pessoas realmente estarem nesse caminho com seriedade, ainda há muitas pessoas que não sabem o que estão fazendo.

Influenciados pela moda de Harry Potter entre outros (vale lembrar que são obras de ficção, Assim, como tudo o que há ali, não corresponde à verdade) muitos adolescentes e até crianças começam a se interessar pela Bruxaria sem saber de que se trata de crenças sérias. Surge então o que é popularmente chamado de “Wicca cor-de-rosa”. O tal modismo é motivo de grande preocupação de alguns wiccans, já que muitos procuram essa religião com idéias errôneas como “poder” ou  por ser legualzinho dizer “eu sou bruxo” . Achando que depois de se tornar um, vai conseguir tudo que almeja. Enquanto outros que procuram o caminho da Bruxaria , porque se identificam com a Wicca, pelo seu ideal de liberdade com relação às outras religiões. Muitos buscam a Wicca como se fosse uma terapia, e não é bem assim.  O fato é que as coisas não são assim. Se você está passando por um momento ruim pode pertencer a qualquer religião, que não fará diferença. A religião não é a fonte de alegrias ou tristezas, e um canal para o autoconhecimento. Você pode procurar respostas em qualquer religião, mas só vai encontrar a resposta dentro de si .

E a wicca por ser uma religião de aparente liberdade, de busca pelo autoconhecimento e onde a Natureza é celebrada e respeitada. Por isso pessoas abandonam sua antiga religião e partem para uma busca espiritual mais pessoal, mais condizente com o que querem para si.

Uma pesquisa apontou que a wicca, era a religião que crescia mais rapidamente nos Estados Unidos. No site de relacionamentos Orkut existe 875 comunidades em português relacionadas à wicca. A maior delas, denominada Sociedade Wicca/ Bruxaria, tem mais de 25 mil integrantes.

De várias formas, através de vários olhares, a wicca foi se transformando e se moldando, essa capacidade de nos fazer voltar a ter o olhar mágico para a vida e para o mundo que talvez atraia as pessoas para a wicca. Um olhar “sem fronteiras tão rígidas” . A wicca e uma religião que é sentida antes de ser aprendida em uma leitura não racional mas sensorial e emocional. Um olhar para o futuro com os pés no presente e bebendo na mágica fonte do passado é o que a wicca propõe. Essa visão e percepção  que nossos ancestrais já sabiam e usavam para seu bem estar e que hoje temos que aprender novamente para estar- mos em sintonia, sempre.

Categorias:Artigos
  1. Allan Lima
    agosto 31, 2009 às 2:06 pm

    Muito bem definido. Com muitos filmes “fantasiados” (pessoas que voam, fazem feiticos e encantamentos com aqueles efeitos especiais.. etc) muitos acham interessante somente o “poder” que elas poderao ter..
    So faco 1 adicional ao q vc disse : O verdadeiro bruxo é aquele que nao se auto-rotula como um (geralmente por interesse e “status”), mas sim os que seguem por amor e sinceridade.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: